quarta-feira, 11 de abril de 2007

Paul Murry

Paul Murry nasceu em 25 de novembro de 1911, em Saint Joseph, no Estado de Missouri.

Trabalhou primeiramente como fazendeiro. Posteriormente, resolveu ser desenhista e começou a trabalhar para uma empresa de impressão em 1937. Ele foi contratado depois que o dono da empresa viu um formulário de perguntas que Murry havia enviado a um concurso, cujas bordas ele havia decorado com seus próprios desenhos. Nesse concurso ele também ganhou um piano, objeto este que financiou sua viagem a Hollywood no ano seguinte para um período de experiência num emprego na Disney.

Nessa época, os quadrinhos Disney só eram desenhados para as tiras diárias dos jornais americanos. Portanto Murry primeiro procurou emprego como animador nos filmes. Na maior parte do tempo ele trabalhou para Fred Moore, que era um dos maiores animadores da Disney, e que havia criado essencialmente o Mickey moderno. Essa é a razão principal que deu a Murry sua subseqüente ênfase em desenhar os quadrinhos do Mickey.

Além dos curta-metragens, ele também trabalhou nos longas “Pinóquio”, “Dumbo”, “Você já foi à Bahia?” e “A Canção do Sul”, todos contendo personagens que ele iria mais tarde utilizar em seus quadrinhos.